Rendas do Cariri: coleção produzida na Paraíba integra programação de desfiles da SPFW

Coleção #SomosTODOSParaíba é resultado de consultorias e capacitações realizadas por meio de convênio entre o Governo da Paraíba e o Sebrae. Desfile ocorre no próximo domingo (8)

 

Com seus traços firmes e delicados, que há mais de 80 anos fazem parte da história e da cultura da Paraíba, especialmente no Cariri do estado, a renda renascença vai marcar presença na passarela da São Paulo Fashion Week (SPFW), considerada o maior evento de moda do Brasil. Assinada pelo estilista Ronaldo Fraga, a coleção #SomosTODOSParaíba foi produzida pelas rendeiras de cinco associações do Cariri paraibano, a partir de consultorias e capacitações realizadas por meio um convênio entre o Governo do Estado e o Sebrae Paraíba. 

 

Inspirada na obra e nos traços marcantes do artista plástico Flávio Tavares, a coleção #SomosTODOSParaíba vai ser apresentada ao público da São Paulo Fashion Week, que este ano será realizada de forma 100% digital, no próximo domingo (8), a partir das 21h30. O desfile virtual vai encerrar a programação do evento, que em 2020 comemora com uma edição especial os seus 25 anos de história. 

 

As peças que integram a coleção foram produzidas por rendeiras dos municípios de Monteiro, São João do Tigre, Zabelê, Camalaú e São Sebastião do Umbuzeiro. Para isso, as empreendedoras receberam consultoria e participaram de uma série de capacitações, inclusive com o estilista Ronaldo Fraga, realizadas através da parceria firmada entre o Governo do Estado e o Sebrae.

 

De acordo com a gerente regional do Sebrae no Cariri, Madalena Arruda, as capacitações, incluindo uma oficina presencial realizada por Ronaldo Fraga, tiveram como objetivo aperfeiçoar e gerar valor agregado para as peças da coleção #SomosTODOSParaíba, apresentadas ao público no início do ano, durante desfile realizado em João Pessoa, dentro da programação do 31° Salão do Artesanato da Paraíba.

Conforme Madalena Arruda, a consultoria e as capacitações foram essenciais para adaptar a coleção ao novo momento do mercado, decorrente do início da pandemia de coronavírus.

 

“Sabemos que a criatividade surge como uma das alternativas para superação das adversidades. Então, considerando a urgência dos desafios que a cadeia produtiva da renda renascença tem passado, foi de fundamental importância a contratação de uma consultoria diferenciada, para atendermos um mercado emergente e sedento por produtos pequenos, de alto valor cultural e tradicional, que fuja da mesmice e do que já está posto”, explicou a gerente, ao destacar que o trabalho envolveu desde as recomendações necessárias para a confecção das peças até as orientações para a venda online, marketing digital e produção do desfile.