“Para empreender, não basta ter só o tino, mas, também, propósito”, afirma empresário Kaká Diniz

Evento segue com programação nesta quinta (11), com palestra do influenciador da área de finanças, Thiago Nigro

primeira noite de palestras do Sebrae Pró Business, realizado nesta quarta-feira (10) pelo Sebrae Paraíba e pela Luz Criações, foi marcada pela inspiração. Com histórias de sucesso tanto no âmbito local quanto nacional, o evento híbrido, que está em sua terceira edição, terá um segundo e último dia de programação nesta quinta (11), com destaque para a palestra do influenciador da área de finanças, Thiago Nigro, popularmente conhecido como o “primo rico”, que abordará o tema “Transformando ação em liberdade”.

 

O empresário Kaká Diniz, sócio da Nonstop Produções, fez a palestra de abertura, que teve o tema “Empreendedorismo com propósito: construindo um legado”. Ele contou um pouco da própria trajetória e como atualmente, mesmo durante a pandemia da Covid-19, continua realizando inúmeros trabalhos, principalmente voltados à área de produção de conteúdo. “Na vida, temos princípios, que são regras que determinamos, e valores, que são características e comportamentos que adquirimos para chegar a um resultado. Sem os dois bem alinhados, não há propósito. Então, as coisas podem ser construídas, mas com base apenas na conquista, não no processo. Sem propósito durante o processo, as pessoas vão se frustrar com o resultado, independente de qual seja”, afirmou.

 

Na sequência, foi realizada a mesa “Transformação digital em empresas tradicionais”, com os palestrantes Erick Brêtas, diretor do Globoplay; Miguel Isoni, chairman da Fabwork e Neoron; e Ronaldo Souza, gestor de inovação da Guaraves. Souza explicou, em sua fala, a experiência da transformação digital na empresa, bem como a importância de entender tal mudança como um processo no qual se pode incrementar novas coisas ao longo do percurso. “Colocamos a digitalização como prioridade, além do avanço da maturidade digital e inovação dos gestores da empresa. Criamos a Guaraves Inovação e Tecnologia (GIT) Academy, onde ofertamos cursos e capacitamos em relação à inovação. Já percebemos a evolução dessa maturidade digital e acreditamos que as pessoas são a essência da transformação digital”, enfatizou.

 

 

Por sua vez, o chairman da startup FabWork, que é, também, professor, destacou a importância de se estar apto a aceitar a transformação. “Transformar é algo inerente à nossa vida. Por causa da pandemia, precisamos nos adaptar a diversas situações, assim como as empresas tiveram de fazer uma série de ações voltadas à área digital. A transformação através da tecnologia ocorre por meio de três vertentes, que trabalhamos na Fabwork: tecnologia, com desenvolvimento de soluções para pequenas e médias empresas; academia, com a realização de cursos curtos; e corporate, ligado às empresas que buscam a transformação digital através da mudança de atitude e de reestruturação organizacional”, explanou Miguel Isoni.

 

Abertura – Durante a abertura do Sebrae Pró Business, a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, enfatizou que o evento tem grande relevância para o público empreendedor. “Não só da Paraíba, mas de todo o Nordeste, visto que, por ser no formato híbrido, ultrapassamos fronteiras. Temos expectativas de promover um evento de qualidade para os empresários da Paraíba, conforme as necessidades do mercado”, afirmou.

 

Por sua vez, o CEO da Luz Criações, Will Fonseca, disse se tratar de um momento especial para o empreendedorismo local. “Conseguimos, com muito trabalho, superar a pandemia. Estamos tomando todos os cuidados necessários e seguindo os protocolos de segurança. Os palestrantes trazem histórias riquíssimas”, frisou.

 

Segundo dia – Nesta quinta-feira (11), no segundo dia de programação do Sebrae Pró Business, além da palestra do influenciador Thiago Nigro, será realizada a mesa “Santo de casa faz milagre, sim!”, com o fundador da Officina Móveis, Viva Móveis Planejados e Essanto Indústria de Móveis, Adeilton Pereira; o professor, advogado e empreendedor, André Cabral; e a empresária e premiada pela Revista Forbes, Luciana Balbino.