Orientação e educação empreendedora: canais de atendimento a distância do Sebrae esclarecem dúvidas

Dados da instituição apontam que canais de assistência remota foram responsáveis por cerca de 15,1 mil atendimentos na Paraíba em 2019

Estar atento à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, administrar as finanças, gerir a rotina do negócio e cuidar da sua divulgação. Muitas são as responsabilidades que fazem parte do dia a dia dos empreendedores de pequenos negócios, especialmente dos microempreendedores individuais (MEIs), que por trabalharem sozinhos ou terem a possibilidade de contratar no máximo um funcionário, acabam por acumular todas as demandas do empreendimento, destinando a maior parte do tempo para a sua resolução.  

Diante desse cenário, em que o tempo para se aperfeiçoar profissionalmente, adquirir novos conhecimentos e até mesmo esclarecer dúvidas recorrentes sobre o universo do negócios se torna cada vez mais escasso, o empreendedor está em busca de serviços que possam ajudá-lo em algumas dessas demandas sem que ele precise se ausentar com frequência do seu negócio.    

Para atender a essas necessidades dos empresários, o Sebrae Paraíba conta com diversos canais de relacionamento, que oferecem desde os serviços de orientação empresarial até atividades voltadas para a educação empreendedora. Só no ano de 2019, conforme dados divulgados pela instituição, os canais de assistência remota do Sebrae atingiram a marca de 15.110 atendimentos realizados, beneficiando pequenos negócios e candidatos a empresário.

Nesse universo, 3.772 atendimentos foram de microempreendedores individuais, 999 de microempresas (ME) e 304 de empresas de pequeno porte (EPP), além dos 10.035 candidatos a empresário que também buscaram esses serviços da instituição no ano passado. De forma geral, conforme o Sebrae, esses canais atenderam 21,6% do total de pequenos negócios que buscaram a instituição no ano passado, percentual três vezes maior que o do mesmo período de 2018, que foi de 7,2%.

Entre os canais de atendimento remoto do Sebrae que podem ser utilizados pelo público, estão os cursos da educação a distância, que oferece uma série de capacitações gratuitas; os conteúdos e dicas disponibilizados através do www.sebraepb.com.br; o “Fale com um Especialista”, ferramenta online disponível na página da instituição, que permite, dentre outros serviços, tirar dúvidas e obter informações sobre como abrir ou melhorar um negócio; além do call center, que através do 0800 570 0800 esclarece dúvidas de baixa complexidade, informa sobre as atividades da instituição e realiza o agendamento dos atendimentos presenciais nas unidades de todo o estado.   

Na avaliação do gerente da Unidade de Relacionamento Digital e Remoto do Sebrae Paraíba, João Jardelino, os dados refletem também uma mudança no perfil dos clientes, que buscam novas alternativas para o atendimento de suas demandas.

“O Sebrae Paraíba vem aperfeiçoando seus canais de relacionamento com os clientes, sejam eles presenciais, digitais ou remotos. Esses dados expressivos demonstram que os clientes não se limitam mais a um caminho único ao buscar produtos ou serviços, fazendo-se necessário que empresas adotem um atendimento multicanal. Dessa forma, a empresa conseguiu ganhar capilaridade e contribuir com os clientes, que conseguem adquirir conhecimento e tirar dúvidas, sem a necessidade de se deslocar até um ponto presencial”, salientou.