Com foco em gestão, Sebrae promove capacitação a distância para empresários do setor farmacêutico

Proposta do curso é aperfeiçoar processos gerenciais dos pequenos negócios que atuam no comércio varejista de medicamentos. Inscrições já estão abertas

Segmento considerado essencial durante a pandemia do coronavírus, o comércio varejista de medicamentos também enfrenta dificuldades e desafios, provocados não só pela crise econômica atual, mas também por outras demandas e mudanças do mercado. Com a proposta de auxiliar os pequenos negócios inseridos nesse mercado, que na Paraíba conta com 1.813 microempresas e empresas de pequeno porte, o Sebrae Paraíba e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de João Pessoa (Sindifarma/JP) vão promover, a partir deste mês, uma capacitação voltada aos empresários do segmento. 

De acordo com o presidente do Sindifarma/JP, Herbert Almeida, o foco do curso, que vai ocorrer na modalidade a distância, será o aperfeiçoamento dos processos de gestão dos pequenos negócios que estão inseridos nesse mercado.


“É uma capacitação importante para o segmento, porque o empresário precisa mais de gestão. Hoje, ele está tocando o seu negócio de forma muito empírica e precisa de mais profissionalismo”, explicou Herbert, ao destacar que após alguns anos se dedicando predominantemente aos aspectos específicos do segmento os empreendedores precisam agora focar na gestão das empresas.


Além disso, o presidente do Sindifarma/JP ressaltou que, apesar de ser um mercado bastante demandado durante a pandemia, o segmento também possui casos de empresas impactadas negativamente pela crise, o que demanda o aperfeiçoamento da gestão e a aquisição de novos conhecimentos.

“Um momento de crise como esse às vezes também é um momento de oportunidades de negócios. Por isso, o empresário precisa enxergar as coisas de uma forma muito profissional e empreendedora”, pontuou Herbert, ao afirmar que a capacitação também é uma oportunidade para quebrar paradigmas, planejar melhor o negócio e buscar novas formas de atrair os clientes.

Segundo a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, o curso contém quatro módulos, além de uma mentoria individual para cada empresa participante. “O curso vem com a proposta de capacitar os empresários nas principais áreas de gestão de uma empresa. Nós vamos trabalhar com marketing, liderança, finanças e qualidade. Essas quatro frentes irão trazer aos gestores muito mais subsídio para que eles possam ter sustentabilidade nesse mercado tão competitivo”, explicou.

Humara Medeiros também ressaltou a importância da capacitação para os pequenos negócios do segmento. “Nós sabemos que hoje o mercado de medicamentos conta com grandes redes, fazendo com que a concorrência aumente ainda mais. Então, os empresários precisam se preparar para que possam manter seus negócios atualizados e com processo de sustentabilidade no mercado”, acrescentou.

Sobre o curso – Para obter mais informações sobre a capacitação e efetuar a inscrição, os interessados devem entrar em contato com a organização através do Whatsapp, no telefone (83) 99930-0098.