Biossegurança: consultoria orienta empreendedores para implantação de protocolos de prevenção

Realizada através do programa Sebraetec, consultoria elabora soluções personalizadas para as necessidades de cada negócio

Momento bastante aguardado pelos empreendedores de pequenos negócios, o início do processo de retomada das atividades comerciais também trouxe uma série de exigências e preocupações para garantir a saúde de colaboradores e clientes e reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus. Para auxiliar esses empresários com a implantação de todos os protocolos de segurança exigidos pelo poder público e recomendados pelas autoridades de saúde, o Sebrae Paraíba está disponibilizando aos donos de pequenos negócios uma consultoria especializada na área de biossegurança, que proporciona diagnóstico e soluções personalizadas para as necessidades de cada empresa. 

 

Realizada através do programa Sebraetec, que oferece soluções de inovação e tecnologia com subsídio de 70% do serviço contratado, a consultoria é realizada nas instalações da empresa, com carga horária definida conforme as demandas e particularidades de cada negócio. De acordo com o analista do Sebrae Paraíba, José Cavalcante Souto, em um primeiro momento, a empresa credenciada pela instituição para realizar a consultoria efetua um diagnóstico sobre as necessidades do negócio.

 

Em seguida, o empresário recebe um projeto para adequação do negócio e implantação dos protocolos. Um treinamento com os colaboradores também é realizado, para que as soluções apontadas no diagnóstico sejam colocadas em prática corretamente. “A consultoria nada mais é do que um modelo de adequação do espaço físico e do comportamento dos funcionários, para que o cliente seja atendido e orientado sobre como deve se comportar dentro do ambiente comercial, garantindo assim o mínimo risco possível de contaminação pelo coronavírus”, explicou.

 

Ainda conforme o analista, a consultoria para implantação dos protocolos de biossegurança pode ser contratada individualmente, ou por um grupo de empresas do mesmo segmento. Foi o que aconteceu na cidade de Campina Grande, onde a consultoria está sendo realizada com empreendedores de quatro grupos específicos: oficinas automotivas, bares e restaurantes, panificadoras e escolas. De acordo com José Cavalcante, nesse modelo as consultorias também são individuais, mas possuem um padrão de acordo com as necessidades do segmento atendido.

 

“Ao final da consultoria, a empresa responsável, em conjunto com o Sebrae, entrega ao empresário um certificado, que pode ser usado como ponto positivo junto aos clientes, mostrando que houve essa preocupação de contratar uma consultoria e garantir que aquele local passou por todos esses protocolos” acrescentou.

 

Serviço -  Para obter mais informações sobre a consultoria e os demais serviços oferecidos pelo Sebrae Paraíba, os interessados devem entrar em contato com a instituição através da Central de Relacionamento (0800 570 0800), do Whatsapp (83) 99193-3372, ou do site http://www.sebraepb.com.br/.